domingo, 5 de fevereiro de 2012

Texto 1 - Primeiros Anos

Nesse primeiro texto, vamos procurar entender alguns conceitos básicos, utilizados em História, sendo que o primeiro deles é justamente sobre os conceitos de História e Pré-História.


Quando a História passou a ser considerada uma ciência, procurou-se determinar um campo de estudo para ela. E ficou definido que a História trabalharia com a escrita, ou seja, com a ideia de que o ser humano só começou a fazer História, quando aprendeu a ler e escrever. E tudo que aconteceu antes da invenção da escrita, seria denominado Pré-História.


Estudos recentes afirmam que o planeta Terra surgiu há 5 bilhões de anos, e o primeiro hominídeo surgiu há cerca de 4 milhões de anos. Como a escrita só foi "inventada" há cerca de 6 mil anos, podemos concluir que a Pré-História é muito maior que a História...

Essa teoria possui dois equívocos:

1) apesar de importante, a escrita não foi o único fator que facilitou o desenvolvimento humano. O fogo e o polegar invertido (na foto abaixo), também podem ser apontados como fatores importantes, nesse processo. E ambos ocorreram antes da invenção da escrita;



2) nem todas as sociedades humanas possuem escrita, e nem todas evoluíram da mesma forma. E é complicado falarmos que essas sociedades estão na Pré-História, pois isso acaba com a ideia de que todos passamos da Pré-História, para a História, juntos.


Por esses motivos, procuramos estudar e compreender todas as sociedades humanas, independente de possuírem escrita ou não. A partir do momento em que desenvolve cultura, o ser humano já é digno desse nome. E é por isso que a História necessita do trabalho de arqueólogos e antropólogos, por exemplo.

Outro detalhe importante é o das teorias criacionista e evolucionista. A primeira afirma que Deus criou o homem (Adão), e de sua costela retirou a primeira mulher (Eva). Essa teoria pode ser encontrada na Bíblia, em Gênesis. A segunda foi criada no Século XIX, por Charles Darwin (1809/1882), e desenvolvida no livro A Origem das Espécies (1859). Ela afirma que os seres vivos (incluindo o ser humano) evoluíram ao longo de milhões de anos, de acordo com um processo de seleção natural.



Como a História é uma ciência, ela utiliza o método científico, que envolve pesquisa, formulação de hipóteses (teorias) e conclusões, que podem ser aceitas ou refutadas, dando início a um novo processo de pesquisas. Já a religião trabalha com a, onde você crê em algo ou não, sem provas. Por tanto, a História diverge da religião, e trabalha com a Teoria Evolucionista.

Segundo pesquisas já realizadas, acredita-se (teorias), que os primeiros hominídeos (Australopithecus e Homo) surgiram na África, há cerca de 4,4 milhões de anos. O mais antigo hominídeo recebeu o nome de Ardi, e é uma fêmea, de 1,20 metro de altura, encontrada na Etiópia, em 1992.


Antes dela, a mais antiga era Lucy, descoberta em 1974 também na Etiópia.


O Homo sapiens, espécie da qual fazemos parte, tem cerca de 200 ou 100 mil anos apenas, se comparado aos seus antepassados. Mas seus restos mortais também foram encontrados na África. Então, acredita-se que todo o desenvolvimento humano aconteceu ali. Somente depois é que o ser humano começou a se espalhar pelo mundo, habitando os demais continentes.


Para diferenciar os períodos evolutivos da Pré-História, usamos duas palavras: Paleolítico e Neolítico:

1) Paleolítico (Idade da Pedra Lascada): começou com o desenvolvimento de armas e utensílios (cerca de 2,5 milhões de anos), até a Revolução Agrícola (cerca de 10 mil anos atrás). Nesse período o ser humano era nômade, caçador e coletor, habitou cavernas, "descobriu" o fogo, aprendeu a se comunicar e criou arte e religião (pinturas nas cavernas)



2) Neolítico (Idade da Pedra Polida): esse período vai da Revolução Agrícola (cerca de 10 mil atrás) até a "invenção" da escrita, a cerca de 4 mil anos. Durou pouco, portanto, se comparado ao Paleolítico. Nesse período, o ser humano passou para o sedentarismo, graças à agricultura e à domesticação de animais. A terra passou a ter maior valor, principalmente se fosse fértil e às margens de grandes rios. Surgiram as primeiras vilas, que dariam origem às cidades, e as instituições (família, religião, governo, soldados). Apesar de se tornar pastor e agricultor, o ser humano também criou a guerra...Veja, no link abaixo, uma história em quadrinhos (HQ) sobre a Revolução Agrícola:

As Vantagens da Agricultura

Vocabulário Básico

1) História e Pré-História
2) Hominídeo
3) Arqueologia
4) Antropologia
5) Teoria Criacionista
6) Teoria Evolucionista
7) Paleolítico
8) Neolítico
9) Revolução Agrícola
10) nomadismo X sedentarismo

Atividades

1) Leia o texto e faça um comentário:

2) Veja o vídeo Homem Primata (1987), dos Titãs, e procure explicar o que eles querem dizer:


Para Rir (ou Refletir)





17 comentários:

  1. No texto ficou bem claro que o homem começou a fazer história quando aprendeu a ler e escrever, e que a pré-historia foi tudo o que aconteceu antes da invenção da escrita então podemos concluir que a Pré-História é muito maior que a história Pois o primeiro hominídeo surgiu a cerca de 4 milhões de anos e a escrita só foi " inventada" a cerca de 6 mil anos .
    No texto fala também que nem todas as sociedades possuem escritas , e nem todas evoluíram da mesma forma ; Portanto é complicado falarmos que essas sociedades estão na pré-Historia. Porque isso acabaria com a ideia de que todos passamos da Pré-História , para a Histórias juntos.
    Na história utilizam-se o metodo científico que afirmam que os seres vivos evoluíram ao longo de milhões de anos, de acordo com um processo de seleção natural.
    Para diferenciar os periodos evolutivos da Pré-História existem duas palavras o Paleolitico e o Neolitico
    - Paleolítico ( idade da pedra lascada)
    - Neolitico(idade da pedra polida )


    Aluna : Juliana Maria Smek Silva ' 1ºD ^^

    ResponderExcluir
  2. 1 ) Pelo o que eu entendi, A Pré-história corresponde ao período da história que acontece antes da invenção da escrita .
    Quando a História passou a ser considerada uma ciência e ficou definido que ela trabalharia com a escrita, ou seja, com a idéia de que o ser humano só começou a fazer História, quando aprendeu a ler e escrever, ficou mais claro que a Pré-História é muito maior que a História.
    Porque sabemos que a terra surgiu há 5 bilhões de anos, e o primeiro hominídeo surgiu há cerca de 4 milhões de anos. Então, como a escrita só foi "inventada" há cerca de 6 mil anos, podemos concluir que a Pré-História é muito maior que a História.

    2) Quer dizer que nos tornamos irracionais quando queremos obter algo, ou levar vantagem, principalmente financeira. Hoje temos inteligência e capacidade para criar praticamente tudo, mas por egoísmo do ser humano, acabamos destruindo coisas ao nosso redor, coisas que até mesmo necessitamos no nosso dia a dia!
    Significa que o homem quando quer levar vantagem em alguma coisa, não quer saber se vai causar o mal ou não! Ele simplesmente faz, sem se importar com nada, só com o bem estar dele!

    Aluna : Natasha Kimberly Vieira, Turma : 1º B .

    ResponderExcluir
  3. Legal os comentários, mas gostaria de dar umas "dicas":

    1) O teu comentário ficou legal Juliana, mas senti falta de opiniões. Tente, da próxima vez, colocar alguma opinião, para que eu possa analisá-la, ok?

    2) Gostei dos teus comentários, Natasha, mas principalmente da parte 2, onde você fez a "ponte" entre o passado e o presente (você viu o clipe dos Titãs?)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim professor ! *-*
      Gosto muito dessa música então ficou mais fácil de responder o que ela expressa ! :)

      Excluir
  4. Intendi que o Ser Humano começou a fazer História quando aprendeu a ler e escrever, então se a escrita só foi ''inventada'' há cerca de 6 mil anos podemos dizer que a Pré-História é muito maior que a História.
    Intendi também que nem todas as sociedades humanas possuem escrita e que nem todas evoluíram da mesma forma, e se "falarmos" que essas sociedades estão na Pré-História , acabaria com a ideia de que todos passamos da Pré-História para a História juntos. Segundo estudos e teorias, os primeiros hominídeos surgiram na África, há cerca de 4 milhões de anos.
    Existem duas palavras para diferenciar os períodos da Pré-História :
    -Paleolítico(Idade da pedra lascada)
    -Neolitico(Idade da pedra polida )
    Eu acho que a maioria das reações irracionais são sempre causadas por uma ‘estrutura’ racional, como se fosse um cofre com coisas valiosas dentro e não queremos abrir mão do que tem nele.

    Aluna: Maria Gabriela dos Santos Rocha , 1°B

    ResponderExcluir
  5. 1)Entende-se que só foi possível criar a história á partir da escrita.E ficou bem claro que tudo antes da escrita é pré-historia
    Entendi também que nem todos nós evoluímos com a escrita, existem ainda comunidades que vivem sem a escrita, e para ajudar a formar a história dessas comunidades, existem os arqueólogos e antropólogos.

    2)Entendi que todos nós temos um lado irracionalista, quando queremos algo, também a avareza, Destruir as coisas mesmo sendo para o nosso bem estar, sem se preocupar com as consequências , Nos importamos nada mais nada mesmo que nós mesmos.

    Aluna:Ana Carolina Basso 1ºB

    ResponderExcluir
  6. 01)o que eu entendi do texto é que ele explica sobre a base da história que são a escrita e a tecnolia, e apartir daí vem outros fatores,exemplos: o desenvolvimento humano, o desenvolvimento da tecnologia etc...
    Eu gostei muito no texto foi de saber que até o nosso dedão da mão faz parte do desenvolvimento.
    Eu gostei muito também de saber que ja tinham encontrados partes do que acredita-se que sejam os primeiros hominídeos, como as partes da lucy que foi encontrada na Etiópia em 1974, e tambem as da Ardi que é uma fêmea de 1,20 de altura e tambem foi encontrada na Etiópia.

    02)na musica dos titãs eles querem passar a mensagem de que nós nos desenvolmemos dos macacos, e que antes de ho homem até mesmo caçar, o homem podia construir e destruir várias coisa.
    No video 2 pelo que eu entendi são vários homems primitivos discutindo a utilização do fogo, e no final dessidem não utiliza-lo, depois aparece uma frase no video :`matar boas idéias pode prejudicar seu futuro´, apartir daí eu tirei a conclusão de que se nós dependessemos daqueles homems que recusaram o fogo,não exestiria tantas variedades de materiais que existem hoje em dia, ou, não exestiriam vários tipos de comidas que comemos hoje em dia, apartir daí eu aprndi que não devemos recusar qualquer micro idéia sobre algo, e que se tivermos com duvida se aquela ideia é boa e realmente vai funcionar, devemos testa-la antes ne à negar.

    aluna:Ana Emanoele de Brito 1C

    ResponderExcluir
  7. Maria Gabriela (1B), Ana Carolina (1B) e Ana Emanoele (1C): achei bem pertinentes os seus comentários. É bem isso: e percebei que a ideia da evolução chamou a atenção. Mas aí, para criarmos um debate, pergunto: evoluímos e somos civilizados, ou ainda falta muito para isso? O que vocês acham? (Se a Juliana e a Natasha quiserem comentar,a vontade).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. na minha opinião, a nossa sociedade comparados a era da pedra lascada,nós evoluímos muito e ficamos muito mais civilizados, mas sempre tem algo para melhorar na nossa sociedade hoje em dia, principalmente se o assunto for civilizados.

      Excluir
  8. 1)Então, entendi que a escrita é muito importante nos dias de hoje e antigamente também,que nem todos nós evoluimos, que muitos povos são como antigamente, que a história é baseada na ciência que busca fatos e que ela trabalha com a escrita e que o homem ficou importante mesmo depois da escrita e da leitura que sem isso seriamos meio inuteis em várias coisas, concluindo também que a Pré-História é como o nome já diz, antes, concebendo um outro paradigma de concepções sociais e culturais

    2)achei muito interesante a letra da música que mostra bem como é a nossa sociedade,que ficamos meio hipocritas quando desejamos algo e que como diz a frase, nós contruimos e nós mesmos destriumos,que evoluimos fisicamente mas mentalmente somos o "homem primata".
    acho que é isso professor.
    Jaqueline Freitas Dessbessel. 1E

    ResponderExcluir
  9. 1) beem,da existencia do ser humano ate o desenvolvimento da escrita,esse periodo foi chamado de pré historia,e depois da escrita,foi chamada de historia,antes da escrita,eram desenhos nas paredes de cavernas,mais eram desenhos,ainda nao havia escrita,mais creio eu,que estavam quase la pra desenvolver a escrita...
    os seres humanos de muitos anos atras,passaram de nomades,para sedentarios,aprenderam a plantar,e morar em um so lugar.. descobriram o fogo,a domesticar animais...
    beem,neem todas as sociedades evoluiram como as outras na escrita.....
    os pesquisadores acreditam que os primeiros hominídeos surgiram na Africa, na Etiopia,beem,da Africa,os seres humanos foram se espalhando pro mundo....
    Paleolítico, foi o tempo em que desenvolveram as armas e utencilios.
    Neolítico,foi o periodo que os seres humanos passaram para o sedentarismo.

    2) eles querem falar que o macaco evoluiu,antes,eles nao trabalhavam.e agora que houve evoluçao,os humanos vivem em sociedade e dividem o trabalho...
    Luene Pereira 1ºB

    ResponderExcluir
  10. indianara 1°E
    gostei muito dos textos
    e amusica qué dize que como é era antigamente é igual os dias de hoje, que é a mesma bagunça a mesma selvageria de antigamente

    ResponderExcluir
  11. O que eu achei mais interessante e comovente foi da parte que independente dos pré-historicos possuírem escrita ou não, A partir do momento em que desenvolve cultura, o ser humano já é digno, E é muito importante citar tambem que os macacos ou hominidios tambem tinha uma acerta forma de se comunicar desenhando em cavernas .
    E em relaçao a criacionismo e cientifico ,quem entra muito na ciencia acaba desacreditando um pouco em Deus ,pois a ciencia procura sempre fazer uma pesquisa ,e o que lemos na biblia as vezes nao bate o que a ciencia comprova,e quem tem fé acredita e pronto crê naquilo sem provas.
    e o video nos informa que a grande parte do que o homem cria , ao mesmo tempo pode estar destruindo ,e o homem ainda é selvagem assim como os macacos,fala muito tambem da idade da pedra , e tambem que os titas sao contra o capitalismo, e é isso que eu pude entender.

    aluna:Maria Beatriz Erbrecht 1ºC

    ResponderExcluir
  12. Juliana Smek (1º D), Natasha Vieira (1º B), Maria Gabriela (1º B), Ana Carolina (1º B), Ana Emanoele (1º C)Jaqueline Freitas (1º E), Luene Pereira (1º B), Indianara (1º E) e Maria Beatriz (1º C): vocês 9 estão de parabéns, pois entenderam qual a proposta do Blog. Espero que continuem participando com suas idéias, comentários e sugestões. Estou fechando os comentários do Primeiro Texto. Agora, vamos para o Segundo, ok????

    ResponderExcluir
  13. Ficou bem claro que o'período da História trabalharia com a escrita e o periodo Pré-História é tudo que aconteceu antes e o fogo e o polegar foi invertido antes da escrita. também tem duas teorias criacionista e evolucionista a teoiria criacionista é a da Bíblia e a evolucionista é a da Ciencias.

    aluna:Thais Cristina Sabala 1ºC

    ResponderExcluir
  14. Juliana Smek (1º D), Natasha Vieira (1º B), Maria Gabriela (1º B), Ana Carolina (1º B), Ana Emanoele (1º C)Jaqueline Freitas (1º E), Luene Pereira (1º B), Indianara (1º E), Maria Beatriz (1º C) e Thais (1C): vocês 9 estão de parabéns, pois entenderam qual a proposta do Blog. Espero que continuem participando com suas idéias, comentários e sugestões. Estou fechando os comentários do Primeiro Texto. Agora, vamos para o Segundo, ok????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. curti muiito esse blog so sucesso kallew{1D

      Excluir