terça-feira, 6 de março de 2012

Texto 4 - Segundos Anos

1689/1789 - Um Século de Revoluções

Apesar da tão falada Crise, Estados Unidos, Reino Unido e França ainda são três nações poderosas, que ditam as regras da economia e política mundiais, bem como hábitos e costumes. Mas, como eles chegaram a esse nível? O objetivo desse texto é começar a entender isso. Abaixo, Barack Hussein Obama II (Presidente dos EUA, nascido em 1961), David William Donald Cameron (Primeiro-Ministro do Reino Unido, nascido em  1966) e Nicolas Paul Stéphane Sarközy de Nagy-Bocsa (Presidente da França, nascido em 1955):


Muito desse poder veio das revoluções que esses países protagonizaram, entre os séculos XVII e XVIII. O Reino Unido fez a sua revolução primeiro, os Estados Unidos em segundo, e a França em terceiro. Mas, o que é uma "revolução"?


"Grande transformação, mudança sensível de qualquer natureza, seja de modo progressivo, contínuo, seja de maneira repentina"; "movimento de revolta contra um poder estabelecido, e que visa promover mudanças profundas nas instituições políticas, econômicas, culturais e morais". - Dicionário Houaiss


Por essa definição, podemos enumerar as seguintes revoluções:



Cronologia e Classificação


Revoluções Liberais ou Burguesas

Adjetivo com o qual é conhecidaPeríodoBreve descrição (para uma maior precisão veja o artigo principal)
Revoluções Liberais
Inglesa1642-63 Conflito generalizado entre Parlamento e o rei inglês. Morte de Carlos I de Inglaterra e a formação da Commonwealth(República), sob um Lorde Protetor(Oliver Cromwell), com predominância ideológica dos puritanos.
Gloriosa 1688-89 James II de Inglaterra é deposto. Haverá um monarquia constitucional, cujo governo inglês é responsável perante o Parlamento Britânico, alternadamente nas mãos do partido Whig (Liberal) e Tory (Conservador). Domínio religioso do Anglicanismo. John Locke fornece os fundamentos teóricos da Liberalismo.
Guerra da Independência dos Estados Unidos da América 1776Processo de independência das Treze Colônias contra Inglaterra (apoiado internacionalmente pela França e Espanha), com a criação dos states e tendo o primeiro Constituição escrita, que é federal em uma república comum com separação de poder entre um forte Presidente (George Washington), um Congresso bicameral e judiciário independente.



Seu exemplo e documentos legais ( Declaração da Independência Americana, Constituição, devido em grande parte de Thomas Jefferson), inspirado pela Ilustração através de algumas práticas europeias e americanas nativas, teve grande significado.
Francesa 1789-99 Ideologia da Ilustração ( Montesquieu, Voltaire, Rousseau, a Enciclopédia), no contexto da crise do Antigo Regime gerada por problemas sociais, políticos e econômicos, que está desacreditada e não é capaz de dar ao luxo de perder o apoio dos privilegiados(Convoca os Estados Gerais). A burguesia, identificado com a ideia de nação (Sieyès), dirigentes institucionais lideram (Assembleia Nacional Francesa, girondinos, jacobinos) uma revolução que é aprofundada pelas classes trabalhadoras urbanas (sans-culottes) e o campesinato (queima de chateaus, a supressão de direitos senhoriais).
Revolução IndustrialSéc. XVIII(trataremos dessa Revolução depois das demais)
Nos próximos textos, procuraremos compreender melhor como ocorreram essas revoluções, e quais as consequências para o mundo.

ATIVIDADES

1 - O que significa "revolução" (com suas palavras)?

2) Quais foram as principais revoluções dos Séculos XVII e XVIII?

Nenhum comentário:

Postar um comentário