quarta-feira, 14 de março de 2012

Texto 5 - Terceiros Anos

A Era Vitoriana

No Século XIX (1801/1900), o Reino Unido era a nação mais poderosa do mundo. O Capitalismo Industrial "forçou" os ingleses a dominar inúmeros territórios, como a Índia, o Canadá, a África do Sul e a Austrália. Em outras nações, como o Brasil, os ingleses exerciam grande poder influenciando, por exemplo, conflitos como a Guerra do Paraguai (1864/1870). Abaixo, o Império Britânico em 1886:


Vamos retroceder um pouco, no tempo, para compreendermos como isso aconteceu: em 1689 (Século XVII), o Parlamento Inglês fez com que Guilherme de Orange (1650/1702), da Escócia, assumisse o poder. Ele era casado com Maria II (1662/1694), filha do Rei Jaime II (1633/1701). Esse acontecimento foi chamado de Revolução Gloriosa, e marcou a criação de uma Monarquia Parlamentarista, no Reino Unido. Dessa maneira, o Rei teria que obedecer a Lei, e o Parlamento passou a ter mais poder. Abaixo, Guilherme III:


Maria II morreu em 1694, Jaime II morreu em 1701 e Guilherme III morreu em 1702. O trono inglês foi ocupado por Ana I (1665/1714), irmã de Maria II e filha de Jaime II. Ela levou o Reino Unido a lutar na Guerra da Sucessão Espanhola (1702/1714), tentando evitar que Filipe V (1683/1746), neto de Luis XIV (1638/1715), assumisse o poder na Espanha. Se isso acontecesse, a Espanha seria a mais poderosa nação do mundo. O Rei conseguiu assumir o trono espanhol, mas a Espanha começou a perder poder, nessa época. Foi no Governo de Ana I (abaixo), que a Escócia e a Inglaterra se uniram (1707), formando o Reino da Grã-Bretanha, e a Guiana Inglesa foi conquistada (1710).


Ana I não teve herdeiros, e foi sucedida por Jorge I (1660/1727), um parente distante, Duque de Hanôver (atual Alemanha). Assim, a partir de 1714, o Reino passou a ser governado por um alemão (abaixo):


Com a morte de Jorge I, em 1727, sucedeu-lhe seu filho, Jorge II (1683/1760). Seu filho e herdeiro, Frederico, Príncipe de Gales (1707/1751), morreu antes que ele. Assim, quando morreu, Jorge II foi sucedido por seu neto, Jorge III (1738/1820). Abaixo, Jorge II:


Jorge III era chamado de O Louco, porque era mentalmente instável (existe um filme, chamado As Loucuras do Rei George - 1994 - que trata desse assunto). Seu herdeiro seria seu filho, Jorge IV (1762/1830). Como Jorge III estava mentalmente incapacitado, Jorge IV era o Regente e Sucessor, assim como sua filha Carlota (1796/1817) seria sua sucessora. Mas ela morreu em 1817, no parto, e o bebê foi um natimorto. Assim, havia um problema: se Jorge III e Jorge IV morressem, quem seria o sucessor? Abaixo, Jorge III:


Os sete filhos de Jorge III (incluindo agora, Jorge IV), não tinham filhos. Assim, dois deles abandonaram suas esposas e casaram novamente, a fim de gerar herdeiros para o trono. Enquanto isso, Jorge III morreu, em 1820. Abaixo, Jorge IV:


Jorge IV reinou durante 10 anos, de 1820 até a sua morte, em 1830. Quando morreu, foi sucedido por seu irmão mais novo, Guilherme IV (1765/1837). Mas ele governou apenas 7 anos, e também morreu. Abaixo, Guilherme IV:


Sua sucessora foi sua sobrinha, Alexandrina Vitória (1819/1901). Ela era filha do Duque de Kent, Eduardo Augusto (1767/1820) e da Duquesa de Kent, Maria Vitória (1786/1861). Vitória nasceu no mesmo ano em que seu avô, Jorge III, morreu. Quando tinha 10 anos, foi seu tio Jorge IV quem morreu. E quando tinha 17, foi seu outro tio, Guilherme IV. E, com 17 anos, ela era a nova Rainha do Reino Unido:


O Reinado de Vitória (1837/1901), foi chamado de Era Vitoriana. Sua infância foi melancólica, pois seu pai morreu quando ela tinha 1 ano, e sua mãe a educou afastada de tudo e de todos, "protegendo-a" de "más influências" e "indecências". Quando assumiu o trono inglês, Vitória teve que abdicar ao Reino de Hanôver, pois a lei proibia que mulheres assumissem aquele trono. Uma vez Rainha, Vitória foi a primeira soberana a morar no Palácio de Buckingham:


Em 1840, Vitória se casou com o Príncipe Alberto (1819/1861), seu primo. Nesse mesmo ano, nasceu a primeira filha do casal, também chamada Vitória (1840/1901). E em 1841, nasceu o herdeiro do trono, Eduardo VII (1841/1910). Abaixo, uma fotografia mostrando o casal real, Vitoria e Alberto:


O casal ainda teve mais sete filhos e filhas, num total de nove. Em 1858, sua filha mais velha, Vitória, se casou com Frederico Guilherme da Prússia (1831/1888), e em 1859 nascia o primeiro neto da Rainha, o futuro Kaiser Guilherme II da Alemanha (1859/1941). Abaixo, Vitória em 1860:


Um ano após essa foto, Vitória teve duas tragédias em sua vida: a morte da mãe (março) e do marido (dezembro). Alberto tinha ido até Cambridge, discutir com o filho e sucessor Eduardo, pois ele estava tendo um caso com uma atriz irlandesa. Quando morreu, Vitória acusou o filho pela morte do pai, e passou a usar luto até a sua morte, sendo chamada de "A Viúva de Windsor". Ela começou a aparecer cada vez menos em público, e contratou um criado escocês, John Brown. Houveram rumores de que ela teria se casado com ele em segredo (há um filme com esse tema, Mrs. Brown, de 1997). Abaixo, Vitória em 1870:


Em 1876, o Primeiro-Ministro Benjamin Disraeli (1804/1881) conseguiu que o Parlamento declarasse Vitória Imperadora da Índia. Ele era claramente expansionista, e Vitória apoiava isso nele. Assim, percebemos que uma das características da Era Vitoriana foi o aumento do Império Britânico. Abaixo, Disraeli:


Em 1887, Vitória completou 50 anos de Reinado, e mais de 50 reis e príncipes compareceram aos festejos, demonstrando quando poder ela, e o Reino Unido, tinham:

Em 1897 Vitória completou 60 anos de reinado (e 78 de idade), e todos os líderes das colônias vieram, para o Jubileu de Diamantes:


Em 1901 Vitória morreu, tendo seu filho Eduardo VII, e seu neto, o Kaiser Guilherme II, ao seu lado.

Legado

Ao longo do reinado de Vitória, o estabelecimento gradual de uma monarquia constitucional moderna no Reino Unido continuou. As reformas no sistema de votos aumentou o poder do parlamento, prejudicando nobres e a monarquia. Em 1867, Walter Bagehot escreveu que o monarca apenas mantinha "o direito de ser consultado, o direito de encorajar e o direito de avisar." À medida que a monarquia de Vitória se tornava mais simbólica que política, começou a dar cada vez mais importância à moralidade e aos valores familiares, ao contrário dos escândalos sexuais, financeiros e pessoais que tinham sido associados com os membros anteriores da Casa de Hanôver, que tinham desacreditado a monarquia. O conceito de "monarquia familiar", com o qual as classes médias se podiam identificar, foi fortalecido. 


Vitória e Alberto tiveram 42 netos, e muitas das casas reais da Europa derivam deles. Por isso ela foi chamada de "a avó da Europa". E ela foi a primeira monarca inglesa a ser fotografada. Além disso, alguns dos avanços do século XIX, como o cinema e a eletricidade, são de sua época. Abaixo, a coroa da Rainha Vitória:


Um comentário:

  1. Lista dos atuais descendentes reais diretos (monarcas ou consortes de monarcas) dos filhos/filhas da rainha Victoria do Reino Unido


    Rei Edward VII do Reino Unido (filho herdeiro da rainha Victoria): ascendente da rainha Elizabeth II do Reino Unido (por parte de pai) e do rei Harald V da Noruega (po parte de pai).

    Príncipe Arthur, duque de Connaught: ascendente do rei Carl XVI Gustaf (por parte de pai) e da rainha Margarethe II da Dinamarca (por parte de mãe).

    Príncipe Leopold, duque de Albany: ascendente do rei Carl XVI Gustaf (por parte de mãe).

    Victoria, Princesa Real: ascendente da rainha Sofía da Espanha (por parte de pai e de mãe).

    Princesa Alice do Reino Unido: ascendente do príncipe Philip, duque de Edinburgh (por parte de mãe).

    Princesa Beatrice do Reino Unido: ascendente do rei Juan Carlos da Espanha (por parte de pai).


    Portanto:

    a) O rei Harald V da Noruega é primo em segundo grau da rainha Elizabeth II.

    b) Os reis Carl XVI Gustaf da Suécia e Juan Carlos da Espanha e as rainhas Margarethe II da Dinamarca e Sofía da Espanha são primos em terceiro grau da rainha Elizabeth II.


    Nota: O rei Willem-Alexander da Holanda NÃO é descendente da rainha Victoria, mas, como descendente de Friedrich II de Württemberg, ele é primo em quinto grau removido de uma geração (eu acho !) da rainha Elizabeth II. Já o rei Philippe dos Belgas , como descendente do rei Christian IX da Dinamarca, é primo em terceiro grau da rainha Elizabeth II, removido de uma geração.

    ResponderExcluir