terça-feira, 27 de março de 2012

Texto 6 - Primeiros Anos

Os Gregos - Parte 1

Observe o mapa abaixo:


A Grécia é um país europeu, formado de três partes:



1) Grécia Continental: é a parte do país que se une ao continente europeu;
2) Grécia Peninsular: é a Península do Peloponeso;
3) Grécia Insular: são as ilhas gregas, que ficam no Mar Egeu.

A História da Grécia começa na maior das ilhas gregas, a Ilha de Creta:


Para entendermos a História de creta, vamos conhecer uma lenda grega:

"O deus mais importante dos gregos era Zeus. Apesar dele ser casado com Hera, tinha várias amantes, e uma delas foi Europa. Zeus vira Europa caminhando pela praia, e se transformou num touro branco, a fim de se aproximar dela. Europa achou aquele animal tão lindo, que montou em suas costas e o deixou levá-la até as praias de Creta. Lá, viveram certo tempo, e ela lhe deu três filhos: Minos, Radamanto e Sarpedão. Mais tarde, Zeus voltou para o Monte Olimpo, e Europa se casou com o Rei de Creta, Astério. Ele criou os filhos como se fossem seus. E Minos tornou-se seu herdeiro. Mais tarde, ele se casou com Pasífae. Mas Minos desrespeitou os deuses e, como castigo, Pasífae deu à luz um monstro, com corpo de homem e cabeça de touro: o Minotauro. Minos, envergonhado, pediu a Dédalo que construísse um local, onde ele pusesse seu filho. E Dédalo construiu o labirinto. O Minotauro passou a viver ali, onde se alimentava de carne humana. E essa carne vinha de Atenas. Para acabar com essa situação, o Rei Egeu pediu a seu filho adotivo, Teseu, que acabasse com o monstro (o verdadeiro pai de Teseu era o deus do mar, Poseidon). Ariadne, outra filha de Minos, ajudou Teseu a matar o monstro, mas foi enganada por ele, que prometera desposá-la, mas a deixou abandonada em Naxos. Talvez, como castigo pela mentira, Teseu ainda perdeu o pai, que se jogou no mar, que passou a se chamar Mar Egeu."




Essa lenda explica o início da História dos gregos. Em 1878, o antiquário cretense Minos Kalokairinos deu início às escavações daquele que seria o palácio do Rei Minos. Mas foi em 1900 que o arqueólogo inglês Sir Arthur Evans (1851/1941) fez um trabalho mais sistemático na região, e descobriu algumas coisas interessantes:


A cidade e o palácio de Cnossos eram totalmente confusos, tendo salas de vários tamanhos e formas, parecendo um "labirinto";


O "labyr" (machado de dois gumes) era um dos símbolos do povo que viveu ali, há milhares de anos.


O touro era um animal sagrado para o povo que ali viveu. Isso se comprova pelos afrescos encontrados na ilha, e os "chifres" esculpidos em muitos lugares.

Conclui-se que a lenda do minotauro, afinal, tem um fundo de verdade, e Cnossos foi o "labirinto do minotauro". Por isso, a civilização que ali viveu foi chamada de minóica.


Essa civilização deve ter vivido entre 3000 e 1500 a.C., na Ilha de Creta. Eles plantavam lentilhas e trigo, e criavam bois e cabras. Com o tempo, porém, os cretenses ou minóicos começaram a fazer comércio com outras civilizações (Chipre, Egito, Cíclades). Além de Cnossos, haviam outras vilas, como Malia, Amnisos e Festos:


Pelos afrescos minóicos, podemos notar que eles eram muito ligados ao mar:


Também gostavam de esportes:


E a mulher tinha importância:


Os afrescos minóicos eram muito coloridos:


O trono minóico é considerado o primeiro trono europeu:


Quando os hicsos e outros povos invadiram o Egito e o Oriente Médio, os cretenses começaram a fazer mais comércio com a Europa e, consequentemente, houve uma troca de culturas nesse momento, que influenciaria a cultura grega. A escrita dos minóicos foi chamada de Linear A:


Além do touro, os minóicos adoravam uma "deusa das serpentes":


Por volta do Século XVI a.C., o vulcão da Ilha de Tera, vizinha de Creta, sofreu uma erupção. A onda que essa erupção provocou teria devastado as vilas de Creta, que acabaram se tornando presas fáceis para os inimigos. Assim, tempos depois, foi fácil para os micênicos invadir a ilha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário