quarta-feira, 11 de abril de 2012

Texto 7 - Primeiros Anos

Civilização Micênica



A Grécia Micênica é também conhecida como "Grécia da Idade do Bronze". A cultura grega desse período durou desde a chegada dos gregos ao Egeu, por volta de 1.600 a.C. até o colapso de sua civilização da Idade do Bronze por volta de 1.100 a.C.. É a esse período que refere-se o trabalho épico de Homero (abaixo), bem como muito da mitologia grega


O período Micênico teve seu nome adotado a partir do sítio arqueológico de Micenas (abaixo), cidade situada no nordeste da Argólida, uma região do Peloponeso. Atenas, Tebas e Tirinto também são importantes sítios arqueológicos do período micênico.



A civilização micênica era dominada por uma aristocracia guerreira. Por volta de1.400 a.C. os micênios estenderam seu controle a Creta, o centro da civilização Minoica, e adotaram uma forma da escrita parecida com a minoica, que foi chamada de Linear B (abaixo).




Por volta de 1.100 a.C. a civilização micênica entrou em declínio: várias cidades foram saqueadas e a região entrou no que os historiadores denominam Idade das Trevas. Durante esse período, a Grécia viveu um declínio tanto populacional como literário. Os próprios gregos costumavam atribuir a causa desse declínio à invasão duma nova vaga de gregos, os Dórios. Todavia, as evidências arqueológicas que poderiam comprovar esse ponto de vista são escassas.

No final desse Período, ocorreu a Guerra de Troia (1300 ou 1200 a.C.)



A Guerra de Troia

Segundo a lenda, a Guerra de Troia teria sido motivada por Páris, que raptou Helena, mulher de Menelau, e a levou para sua terra, chamada Troia, que ficava na Ásia Menor (atual Turquia, abaixo).


 Essa lenda, conhecida como "À Mais Bela", gerou as expressões "pomo da discórdia" (a maçã que motivou tudo) e "presente de grego" (o cavalo, que pôs fim à guerra de dez anos). 


Segundo Homero, na Ilíada, a Guerra de Troia durou dez anos, e acabou vencida pelos gregos, que usaram o truque do "cavalo de troia", para invadir a cidade, e dominá-la (abaixo, cena do filme Troia, de 2004):




Durante muito tempo, acreditou-se que Troia fosse uma lenda. Mas, em 1870, o arqueólogo alemão Heinrich Schliemann (1822/1890) descobriu as ruínas da cidade. Na verdade, ali haviam várias cidades, que foram destruídas e reconstruídas. A Troia da "guerra" foi a sétima cidade construída no mesmo local:


A Guerra de Troia é a primeira guerra a ter uma narrativa histórica, apesar de um tanto exagerada. Abaixo, reconstituição da cidade de Troia:



Além da Ilíada, Homero escreveu a Odisseia, onde narra a volta de Ulisses (Odisseus) e outros guerreiros, para casa. Essa volta levou mais dez anos. Nesse período, enfrentaram bruxas, ciclopes, e até sereias (imagem abaixo):




Nenhum comentário:

Postar um comentário