segunda-feira, 28 de maio de 2012

Texto 10 - Primeiros Anos

Grécia - Período Macedônico ou Helenístico

Costuma-se dizer que foram os próprios gregos que acabaram com sua civilização. Vejamos porquê:


Acima, vemos alguns hoplitas gregos:

Os hoplitas das cidades gregas eram equipados com uma armadura cobrindo todo o tronco, de um elmo, de grevas (parte da armadura que protegia do joelho ao pé, espécie de caneleira), de um pesado escudo de madeira reforçado com metal, de uma espada curta e de uma lança de aproximadamente dois metros de comprimento.


Fonte: http://www2.uol.com.br/historiaviva/reportagens/as_armas_cidadaos__com_os_hoplitas_os_gregos_formam_um_exercito_constituido_de_cidadaos_livres__3.html

Os persas (que já estudamos) conquistaram praticamente todo o mundo conhecido de então, desde a Índia até a Ásia Menor (Turquia) e o Egito. Agora, chegavam perto da Grécia...


A primeira Guerra Médica (os gregos chamavam os persas de "medos") ocorreu quando Dario I (522/486 a.C.) mandou uma expedição punitiva à Grécia, mas foi rechaçado em Maratona, pelo general Milcíades (550/489 a.C.). Essa guerra ocorreu em 490 a.C.


Dez anos depois, em 480 a.C., foi a vez do filho de Dario I, Xerxes (486/465 a.C.) promover a segunda Guerra Médica. Desta vez, os persas enfrentaram os espartanos em Termópilas e Artemísion. Mas o general Temístocles (524/459 a.C.) derrotou os persas na batalha naval de Salamina. Em seguida, o general Pausânias (510/467 a.C.) venceu os persas em Platéia, pondo fim à segunda Guerra. Abaixo, o Desfiladeiro das Termópilas:


A fim de se preparar para novos ataques, os gregos criaram a Liga de Delos, em 476 a.C. O objetivo era criar um fundo para equipar exército e marinha, a fim de se preparar para novos ataques. O dinheiro seria depositado na Ilha de Delos. Mas, em 450 a.C., o dinheiro foi transferido para Atenas. Parte do dinheiro foi usada no embelezamento da cidade, que se tornou a mais bonita da Grécia. Essa época coincidiu com o Governo de Péricles (495/492 a.C.), que soube se aproveitar da situação, e transformar Atenas na cidade grega mais importante da Grécia, atraindo filósofos, escritores, escultores, poetas e dramaturgos. O Século V a.C. ficou conhecido como Século de Péricles. Abaixo, O Século de Péricles (1853), de Phillip von Foltz (1805/1877).


Mas nem todos aceitaram a hegemonia de Atenas. Assim, Esparta, Corinto e Tebas, entre outras, criaram a Liga do Peloponeso, o que acabou levando os dois grupos a uma outra guerra, a Guerra do Peloponeso (431 a 404 a.C.).


Mais tarde, em 371 a.C., a cidade de Tebas se colocou contra Esparta e passou a governar a Grécia. Mas as cidades gregas estavam em declínio, e um novo "inimigo" as espreitava: a Macedônia. Ali, desenvolveu-se uma civilização rústica, que admirava a Grécia e seu esplendor. Assim, em 338 a.C., o Rei da Macedônia, Filipe II (382/336 a.C.) derrotou os gregos, na Batalha de Queronéia. A partir daí, começou o domínio macedônico.


Dois anos depois de derrotar os gregos, Filipe II morreu assassinado,  e foi sucedido por seu filho Alexandre (356/323 a.C.). Assim como o pai, Alexandre admirava os gregos e odiava os persas. Por isso, decidiu que derrotaria os inimigos, e espalharia a cultura grega por todos os locais civilizados.


Alexandre já lutara em Queronéia, quando tinha 20 anos. Quatro anos depois, derrotou os persas na Batalha de Granico (334 a.C.) e dominou a Ásia Menor (atual Turquia). Em 333 a.C. derrotou o Imperador Dario III na Batalha de Issus. Em 332 a.C. ele conquistou o Egito e em 331 a.C. foi a vez de Tiro, na Fenícia. A partir daí ele recebeu o título de faraó egípcio, e imperador persa. Em 327 a.C., ele já havia chegado à Índia...


Em dez anos, Alexandre tinha conquistado todo o mundo conhecido, criando o Império Macedônico. Em todos os lugares por onde passou, criou 16 cidades com o mesmo nome: Alexandria. A mais famosa foi a do Egito. E levou toda a cultura grega por onde passou, apesar de também ser influenciado pela cultura oriental. Uma dessas influências foi na arte, que era paralisada, e se tornou "movimentada" (imagem abaixo):


Quando chegaram à Índia, os soldados de Alexandre exigiram que voltassem. Na volta, o líder foi picado por um pernilongo, e acabou vindo a óbito, motivado pela malária. Seu Império foi dividido, cabendo o Egito a Ptolomeu I (367/283 a.C.), a parte oriental ficou com Seleuco I (358/281 a.C.) e a parte ocidental, com Lisímaco (360/281 a.C.). A Grécia ficou com Cassandro (350/297 a.C.):


Nenhum comentário:

Postar um comentário