terça-feira, 5 de junho de 2012

História Iconográfica

Iconografia (do grego "Eikon", imagem, e "graphia", descrição, escrita) é uma forma de linguagem visual que utiliza imagens para representar determinado tema. A iconografia estuda a origem e a formação das imagens. Na indústria editorial, a iconografia é a pesquisa e seleção das imagens que serão publicadas em um livro, seja como tema principal da obra ou como complemento de um texto. A pesquisa iconográfica pode enriquecer um texto sobre um período histórico com imagens de esculturas, obras arquitetônicas, quadros ou fotografias de pessoas. O pesquisador iconográfico pode ser funcionário da editora ou um profissional independente. A iconografia de uma obra editorial é o conjunto das imagens que integram essa obra, seja um livro, série ou coleção.



Esta figurinha tem apenas 11 cm de altura mas cerca de 25.000 anos de idade!? Isso mesmo, foi realizada na Pré-história. Era até bem pouco tempo a estátua feminina mais antiga encontrada pelos arqueólogos.
Foi encontrada nas margens do Danúbio, mas outras se encontraram nos Pirineus, na Península Itálica, nas margens do Reno, na Rússia, Sibéria e Ucrânia. Todas elas possuem características similares. 
Nessa época a expectativa de vida era bem baixa, portanto para dar continuidade às tribos era necessário procriar-se, a fim de manter a espécie. Daí a importância da fertilidade. E daí que se destaquem os rasgos femininos relacionados com a procriação. Os estudiosos acreditam que estas estátuas representassem um culto à fertilidade. Para vê-la? Visite o Museu de História Natural, de Viena.

Entender a iconografia é importante, para que possamos compreender a História. Por isso, utilizamos obras de arte, com a Vênus de Willendorf. Além dela, há algumas esculturas bem destacadas, na História da Arte:

Akhenaton e Nefertiti - Baixo-relevo egípcio

Vitória de Samotrácia - Arte Helenística

David de Michelangelo - 1504

Outro exemplo de arte usada na História, é aquela representada pelos quadros. Numa época em que não haviam fotografias, os quadros eram a melhor representação de uma época:

Monalisa, de Leonardo Da Vinci

Engenho, de Frans Post

1830 - Delacroix, Liberdade Guiando O Povo

1937 - Picasso, Guernica

Depois que a fotografia foi inventada, no Século XIX, passou a ser muito mais utilizada que os quadros, pois retrata a realidade, apesar de muitas vezes ser manipulada:

A foto de cima foi manipulada, para retirar Trotsky e Kamenev, 
depois que Stalin decidiu "tirá-los" da História.

Fotografia mais conhecida de Che Guevara

Fotografia relacionada à Guerra do Vietnã

Além de esculturas, quadros e fotografias, há outras linguagens que podem ser utilizadas em provas de Vestibular:

Arquitetura

Charge

Quadrinhos

Personagens

Capas de Revistas

Símbolos


Nenhum comentário:

Postar um comentário