quarta-feira, 12 de março de 2014

Texto 3 - As Primeiras Civilizações (1º E e F)

Por volta do ano 4000 a.C., teve início a História. Ela aconteceu, primeiramente, em civilizações que se desenvolveram a margem de grandes rios (Civilizações hidráulicas):
1) A Mesopotâmia – rios Tigre e Eufrates;
2) O Egito – Rio Nilo;
3) A Índia – Rio Indo;
4) A China – Rio Amarelo (Huang Ho).


Além da escrita e dos grandes rios, essas civilizações tinham outras características em comum:
a) O líder (faraó, rei, patesi, etc.) tinha uma relação íntima com os deuses – teocracia;
b) A classe religiosa era muito poderosa;
c) Faziam-se grandes monumentos (pirâmides, zigurates, Grande Muralha da China);
d) Tudo era propriedade do líder;
e) A base da economia era a agricultura e a pecuária;
f) Praticavam o Modo de Produção Asiático (camponeses 'presos' à terra comunal).


1) Mesopotâmia: essa palavra significa “terra entre rios”, porque as cidades se desenvolveram entre os rios Tigre e Eufrates. Vários povos viveram ali, e desenvolveram suas cidades e sua cultura: sumérios (Ur, Uruk, Lagash, etc.), acadianos (Agade), amoritas (Babilônia) e assírios (Assur e Nínive, entre outros). As maiores contribuições desses povos foram a escrita (cuneiforme), o desenvolvimento da astronomia e astrologia, as leis (Código de Hamurábi) e a arquitetura (Jardins Suspensos da Babilônia). Cultuavam vários deuses, como Ishtar e Nanna, por exemplo. Cultivavam trigo e já faziam roupas de lã.
2) Egito: essa civilização desenvolveu-se às margens do Rio Nilo, que possui mais de 6 mil km de extensão. Por volta de 3000 a.C., um faraó, chamado Menés, teria unificado o Alto e o Baixo Egito (faraó significa “casa grande”). No Antigo Império, foram construídas as Pirâmides do Egito (Quéops, Quéfren e Miquerinos), que quase levaram o país à falência. No Médio Império, houve a invasão dos hicsos, que introduziram o uso do cavalo e a utilização do ferro na cultura egípcia, e no Novo Império houveram faraós conhecidos, como Hatshepsut (mulher faraó), Aquenaton (religião monoteísta), Nefertite (mulher de Aquenaton) e Tutancâmon (única tumba preservada). Seus deuses possuíam cabeças de animais, como Hórus, Hátor, Anúbis, Bastet, etc. Cultivavam trigo e criavam vacas e gatos.
3) Índia: às margens do Rio Indo surgiu uma civilização que foi batizada de harapense, pois suas duas maiores cidades foram Harapa e Mohenjo-Daro. Pouco se sabe dessa civilização, apesar de que suas cidades eram muito bem estruturadas, com água encanada, sistema de esgotos e coleta de lixo, milhares de anos antes de Cristo. Usavam roupas de algodão e objetos de cobre.

4) China: os chineses construíram pequenos povoados às margens do Rio Amarelo: Banpo e Erlitou. Cerca de 600 pessoas moravam em casas de taipa e junco, e se alimentavam com amoras, avelãs e pinhões, além de comerem carne de porco e cães. Criavam bichos-da-seda para fazer suas roupas. A primeira Dinastia chinesa foi a Chiá e a segunda foi a Dinastia San. Nessa época já começaram a cultivar o arroz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário