quarta-feira, 2 de abril de 2014

Texto 4 - Fenícios, Persas e Hebreus - Paula de Almeida Franco (1º E e F)

Fenícios
Os fenícios se instalaram na região do Mediterrâneo por volta de 3000 a.C., onde hoje é o Líbano e parte da Síria. Eram organizados em cidades-estados independentes, ou seja, cada cidade-estado tomava as suas próprias decisões. Assim, era comum a rivalidade entre elas. Suas principais cidades eram BiblosSidonTiro.
Durante o apogeu da cidade de Tiro, os fenícios atingiram o norte da África, fundando Cartago, que seria grande rival de Roma.
Para que o intenso comércio ganhasse agilidade e eficiência era necessário uma forma escrita menos complexa que os hieróglifos. Assim, os fenícios inventaram o alfabeto, com 22 letras que mais tarde foi incorporado pelos gregos e romanos. Os romanos por sua vez criaram o latim e este deu origem a diversas outras línguas, como a nossa língua portuguesa.
O declínio de Tiro e dos fenícios de forma geral deu-se pela concorrência com os gregos e cartagineses (é sempre bom lembrar que apesar de estudarmos separadamente as civilizações, muitas delas conviveram e interagiram umas com as outras).
Hebreus
Os hebreus tiveram a sua origem na Mesopotâmia (Abraão) e migraram para a região da Palestina (Canaã), onde se localiza a parte atual do Estado de Israel. Uma das principais fontes para se conhecer a história desse povo é o Antigo Testamento (primeira parte da Bíblia). Durante sua História, foram governados pelos patriarcas (Abraão, Isaac, José e Moisés), juízes (Sansão) e reis (Davi e Salomão).
Mais tarde os hebreus passaram a ser chamados de judeus, e o Judaísmo é a religião monoteísta que criaram, adotando a Lei Mosaica (Dez Mandamentos) e o Torá como livro sagrado.
Durante sua História, foram escravizados pelos egípcios, babilônios, persas e romanos, sendo que em se dispersaram pelo Império Romano e pelo mundo, reunindo-se novamente em 1948, no Estado de Israel.

Persas
Império Persa dominou a Mesopotâmia no século VI a.C. sob o comando de Ciro, que em apenas vinte anos estendeu o seu domínio pela Ásia Menor e Babilônia. Depois dele, os persas dominaram o Egito e chegaram à Grécia. Mais tarde, foram dominados pelos macedônicos, liderados por Alexandre, O Grande.
Eram notáveis administradores e sua religião era o Zoroastrismo, que possui seguidores até hoje.



Nenhum comentário:

Postar um comentário