sábado, 6 de janeiro de 2018

BELCHIOR

Antônio Carlos Belchior nasceu em Sobral, Ceará, em outubro de 1946. Era filho de Otávio Belchior Fernandes e Dolores Gomes Fontenelle Fernandes. Ainda criança, cantava em feiras e fazia repentes, além de estudar canto coral e piano. Tinha tios poetas e boêmios. Em 1962, mudou-se para Fortaleza, onde estudou Filosofia e Humanidades. Começou a estudar Medicina, mas abandonou o curso no quarto ano, em 1971, para dedicar-se à carreira artística. Nesse mesmo ano, gravou um compacto com duas músicas: Na Hora do Almoço (nossa música 1) e Quem Me Dera.



Belchior já havia sido programador de rádio, em Sobral, antes de partir para Fortaleza. Assim, o filósofo e quase médico deu lugar ao cantor e compositor facilmente. Ainda em Fortaleza, ele conheceu Fagner, Ednardo ("Pavão Misterioso") e outros, formando o "Pessoal do Ceará". Em 1971, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde venceu o IV Festival Universitário da MPB, com a canção Na Hora do Almoço, cantada por Jorge Melo e Jorge Teles, com a qual estreou como cantor em disco. Em 1973, gravou nossa música 2: A Palo Seco.



Em 1972, Ellis Regina gravou uma composição de Belchior: Mucuripe (também sucesso na voz de Fagner). Esse foi um impulso ao cantor, que logo começou a gravar mais. Após dois compactos (1971 e 1973), Belchior gravou seu primeiro disco em 1974. Nele, os sucessos A Palo Seco, Todo Sujo de Batom e Na Hora do Almoço. Em 1976, um de seus melhores discos: Alucinação, de onde tiramos nossa música 3: Apenas Um Rapaz Latino Americano.



Alucinação foi o segundo álbum de estúdio de Belchior, sendo lançado em 1976 pela Polygram (atual Universal Music). Nele, os sucessos que consagraram o cantor, como "Apenas um Rapaz Latino-Americano", "Como Nossos Pais" e "Velha Roupa Colorida" (nossa música 4). Graças a esses hits, o álbum vendeu 30 mil cópias em apenas um mês. No total, o álbum vendeu mais de 500 mil cópias, consagrando-o como um ídolo de massa. E ainda tinha Elis Regina...



Como Nossos Pais é, sem dúvida, a música mais conhecida de Belchior, e muito do mérito se deve à Elis Regina, que a incluiu em seu espetáculo Brilhante e no disco homônimo. A interpretação dela e a letra contundente, em plena Ditadura Militar, fez com que essa canção se tornasse quase um hino, no mesmo nível de Caminhando e Cantando (de Geraldo Vandré) e O Bêbado e A Equilibrista (de João Bosco). Nossa música 5 é essa...



Em 1977, Belchior gravou o disco Coração Selvagem, com os sucessos Paralelas (nossa música 6, que fez sucesso na voz de Vanusa) e Galos, Noites e Quintais, entre outras. Ainda nos Anos 70, ele gravou Todos os Sentidos (1978), Era uma Vez um Homem e Seu Tempo (1979) e Objeto Direto (1980).



Nossa música 7 é Galos, Noites e Quintais. Nos Anos 80, Belchior gravou quatro discos: Paraíso (1982), Cenas do Próximo Capítulo (1984), Melodrama (1987) e Elogio da Loucura (1988). Em 1983 fundou sua própria produtora e gravadora, Paraíso Discos, e em 1997 tornou-se sócio do selo Camerati.



Nossa música 8 é Divina Comédia Humana, do disco Todos os Sentidos, de 1978. Nos Anos 90, Belchior gravou seus últimos discos: Divina Comédia Humana (1991), Baihuno (1993), Vício Elegante (1996) e Autorretrato (1999). Em 2005 separou-se de sua então esposa Ângela, para viver com Edna Prometheu. Posteriormente Belchior deixou de fazer shows e abandonou bens pessoais. Enfrentou processos judiciais relacionados a pensões alimentícias de duas filhas e um processo trabalhista. Devido a esses processos, Belchior teve suas contas bancárias bloqueadas e estava impedido de retirar o dinheiro relativo aos direitos de suas músicas. O cantor se encontrava em Porto Alegre, onde morou em hotéis, casas de fãs e mesmo em uma instituição de caridade.



Nossa música 9 é Medo de Avião, de 1979. Em 2009 a Rede Globo noticiou um suposto desaparecimento do cantor. Segundo a emissora, Belchior havia sido visto pela última vez em abril de 2009, participando de um show do cantor tropicalista Tom Zé, realizado em Brasília. Belchior foi encontrado no Uruguai, onde concedeu entrevista para o programa Fantástico. Nela, o cantor revelou que não havia desaparecido e estava preparando, além de um disco de canções inéditas, o lançamento de todas as suas canções também em espanhol. Em 2012 ele novamente desapareceu, juntamente com a sua mulher, de um hotel 4 estrelas na cidade de Artigas, no Uruguai. Deixou para trás uma dívida de diárias, além de objetos pessoais. Ao ser identificado passeando por Porto Alegre afirmou que as noticias sobre a dívida no Uruguai não seriam verdadeiras.



Nossa música 10 é Comentários a Respeito de John, de 1979. Belchior morreu em 30 de abril de 2017, aos 70 anos, na cidade de Santa Cruz do Sul e o governo do Ceará emitiu uma nota de pesar. A causa da morte foi um aneurisma da aorta, a principal artéria do corpo humano. O governador do Ceará, Camilo Santana, decretou luto oficial de três dias, providenciando o traslado do corpo, garantindo assim, o desejo do cantor de ser enterrado no Estado do Ceará, sendo velado em Sobral, sua cidade natal, e sepultado em Fortaleza.







Nenhum comentário:

Postar um comentário