quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Dire Straits


1 – A banda de rock britânica Dire Straits foi formada em 1977, por Mark Knopfler (1949/), seu irmão David Knopfler (1952/), John Illsley (1949/) e Pick Withers (1948/). O primeiro disco da banda foi Dire Straits (1978), com as músicas Down to the Waterline (nossa Música 1) e Sultans of Swing, entre outras.


2 – A princípio, o sucesso do Dire Straits (“desesperança”, em inglês) se restringiu ao Reino Unido, mas o hit Sultans of Swing (nossa Música 2) logo fez com que ficassem conhecidos em toda a Europa e nos Estados Unidos. Mark disse que fez essa música quando entrou num pub, numa noite chuvosa. A banda tocava para um grupo de bêbados, que nem dava atenção à apresentação. Quando terminaram, o vocalista disse: “Boa noite e obrigado! Somos os “sultões do swing”! É o que nos mostra a letra dessa música...


3 – Em 1979, a banda lançou seu segundo disco, intitulado Communiqué. Nele, gravaram as músicas Lady Writer e Portobello Belle, nossa Música 3. A letra fala de uma mulher, chamada Belladona, que “não é nenhuma rosa inglesa”...


4 – Em 1980, a banda lançou seu terceiro disco, intitulado Making Movies. Nele, os sucessos Tunnel of Love e Romeo and Juliet (nossa Música 4), entre outras. David Knopfler saiu da banda, durante as gravações do álbum, e foi Mark quem terminou a parte dele. A música mostra um Romeu que foi abandonado por sua Julieta, que foi atrás da fama...Depois, Mark substituiu David por Sid McGinnis (1949/), que não recebeu os créditos.


5 - O próximo disco da banda foi gravado em 1982, e chama-se Love Over Gold. Nele, encontramos as músicas Telegraph Road e Private Investigations (nossa Música 5), entre outras. Apesar de simples (apenas cinco músicas) e pouco conhecido, esse foi o primeiro produzido pelo próprio Mark. Logo após a gravação, o baterista Pick Withers deixou a banda, e foi substituído por Terry Williams (1948/).


6 – Em 1983, a banda gravou um EP (Extended Play – um CD longo demais para ser chamado de single e curto demais para ser chamado de disco), com a música Twisting By The Pool (nossa Música 6). É uma música muito animada, bem ao estilo do início dos Anos 80.


7 – Depois do álbum de 1982, a banda ficou três anos sem gravar discos, com a exceção do EP de 1983. Somente em 1985 é que lançou seu quinto álbum, intitulado Brothers In Arms, com as músicas So Far Away (nossa Música 7), Money For Nothing (nossa Música 8), Why Worry (nossa Música 9), Ride Across The River e Brothers In Arms (nossa Música 10).


8 – Money For Nothing (nossa Música 8) foi escrita quando Mark Knopfler foi a uma loja de eletrodomésticos. Com a parceria de Sting, do The Police, Mark escreveu uma música bem contemporânea, que inclusive citava a MTV, que ainda estava no início. Por isso, a música ganhou o Grammy de Melhor Performance de Rock.

9 – Why Worry (nossa Música 9) também fez sucesso, e aqui no Brasil, fez parte da trilha sonora da novela A Viagem (1994), só que cantada por Art Garfunkel, da dupla Simon & Garfunkel. Coincidentemente, o último disco da banda Dire Straits foi gravado em 1991, quase na mesma época da novela. Chama-se On Every Streets, e tem músicas como Calling Elvis e On Every Streets, entre outras.


10 – Mas, em 1985, a banda ainda fazia enorme sucesso. Prova disso foi o enorme sucesso da música Brothers In Arms (nossa Música 10). A música tem solos de guitarra muito bem feitos, o visual do clipe remete a soldados na Primeira Guerra Mundial, e ganhou o Grammy de Melhor Clipe, em 1987. Essa música já foi regravada por Joan Baez e Metallica, entre outros. Em 1995, a banda chegou ao fim, e Mark já gravou 15 álbuns solo, depois desse ano...







Nenhum comentário:

Postar um comentário