segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Os Borgias

Os nobres espanhóis Jofré Llançol i Escrivà e Isabel de Borja e Cavanilles tiveram cinco filhos: Rodrigo, Pedro, Joana, Tecla e Beatriu. O mais famosos deles foi Rodrigo de Borja y Borja, nascido em 1431.
Rodrigo Borja (ou Bórgia, FIG. 1) nasceu em Xátiva, perto de Valência, no Reino de Aragão. Seu pai morreu em 1437, quando ele tinha 6 anos. Em 1455, seu tio materno Alfons de Borja foi escolhido como Papa Callixtus III (FIG. 2), e isso influenciou Rodrigo a usar o nome Borja (da mãe) ao invés de Llançol (do pai). Ele tinha 24 anos.



Ele estudou em Bolonha, e formou-se em Direito, sendo nomeado diácono, após a eleição do tio. Em seguida, foi elevado a sacerdote, bispo e cardeal. Seu tio morreu em 1458, e ele serviu aos seus sucessores, Pio II (1458 a 1464), Paulo II (1464 a 1471), Sixto IV (1471 a 1484) e Inocêncio VIII (1484 a 1492).
Segundo consta, Rodrigo era inteligente, eloquente e muito estrategista, a ponto de comprar a sua eleição, em 1492, para tornar-se o Papa Alexandre VI. Nessa época, ele já era amante de Vannozza dei Cattanei (nascida em 1442, FIG. 3) e tinha alguns filhos com ela: Cesare (nascido em 1475), Giovanni (nascido em 1476), Lucrezia (nascida em 1480) e Gioffre (nascido em 1481).


Assim, quando ele foi eleito Papa, já tinha filhos com 17, 16, 12 e 11 anos. Cesare, aos 17 anos, foi nomeado arcebispo de Valência, cargo ocupado pelo próprio Rodrigo. Giovanni, por sua vez, foi nomeado Duque de Gandia.
Em 1493, Alexandre VI escreveu a Bula Inter Coetera, que definia a posse das terras descobertas por Colombo, em 1492. Como sabe-se, esse documento não foi aprovado por Portugal, e somente em 1494, com o Tratado de Tordesilhas, Portugal e Espanha chegaram a um acordo sobre as terras (FIG. 4)

Alexandre VI morreu em 1503. Seu filho Giovanni (FIG. 5) morreu antes que ele, assassinado em 1497, aos 21 anos. Era casado com Maria Enriquez de Luna, com quem teve três filhos: os gêmeos Juan e Francisca, e Isabel. Juan foi pai de São Francisco Borgia e as meninas seguiram vida religiosa.


Cesare (ou César, FIG. 6) foi educado para a Igreja, tendo se tornado arcebispo de Valência e cardeal, aos 18 anos. Mas, o que ele queria era ser soldado, como Giovanni. Há suspeitas do envolvimento de Cesare na morte de Giovanni. A questão é que ele foi o primeiro cardeal a renunciar ao cargo, em 1498, logo após a morte do irmão. No mesmo dia, o Rei Luís XII o nomeou Duque de Valentinois. No ano seguinte, casou-se com Charlotte de Albret, irmã do Rei João III de Navarra. Eles tiveram uma filha, Louise Borgia.


Cesare foi um grande estrategista, e seus maiores rivais foram Catarina e Ludovico Sforza. Aliás, o primeiro marido de Lucrezia Borgia (FIG. 7), irmã de Cesare e Giovanni, foi Giovanni Sforza, 14 anos mais velho que ela. Quando eles se divorciaram, ele a acusou de ter relações com o pai e com os irmãos. Mas teve que assinar um documento afirmando ser impotente, para poder anular o casamento.


Lucrezia Borgia tinha 13 anos quando se casou com Giovanni Sforza, e separou-se com 17. Segundo consta, ela teve um filho com um empregado de nome Perotto, enquanto requeria a anulação do casamento. A criança teria sido batizada como Giovanni e viveu até os 50 anos.
Em 1498, ela se casou com Alfonso de Aragão, que era um ano mais novo que ela e meio irmão de Sancha de Aragão, esposa de seu irmão Gioffre. Eles tiveram um filho, Rodrigo de Aragão. Mas Alfonso foi assassinado em 1500 (provavelmente por Cesare) e seu filho morreu em 1512.
Após a morte de Alfonso, Lucrezia casou-se, pela terceira vez, com Alfonso d'Este, Duque de Ferrara. O casamento durou 17 anos, e gerou oito filhos: uma filha natimorta, Alessandro (morreu no primeiro ano de vida), Ercole (próximo Duque de Ferrara), Ippolito (Arcebispo de Milão e Cardeal), Alessandro (morreu aos dois anos), Leonora (virou freira), Francesco (Marquês de Massalombarda) e Isabella (morreu no mesmo dia que nasceu).
Lucrezia Borgia morreu em 1519, 16 anos depois do pai e 12 depois do irmão. Teve fama de incestuosa, adúltera e envenadora de maridos. Seu filho Ercole (FIG. 8) deu continuidade ao Ducado de Ferrara, que durou até o Século XIX. Ippolito (FIG. 9) ficou famosos pela Villa d'Este, em Tivoli.



O último filho de Alexandre VI, Gioffre (FIG. 10), casou-se com Sancha de Aragão, que era amante de seus irmãos, Giovanni e Cesare (acredita-se que a morte de Giovanni tenha a ver com isso). Ele tinha 12 e ela tinha 16 anos, quando se casaram. Ele era fraco, sem visão política, e dominado pela esposa. Mas, quando ela morreu, em 1506, ele se casou novamente, com Maria de Mila de Aragão, com quem teve quatro filhos: Francesco, Lucrezia, Antonia e Maria. Eles governaram a cidade de Squillace, até 1735.




Nenhum comentário:

Postar um comentário